sexta-feira, 6 de janeiro de 2017

Aprenda como executar o comando "Xkill" em modo gráfico e com atalho de teclado

Se você não conhece o comando "xkill" então é melhor procurar saber mais dele.
O comando xkill é um comando que fecha qualquer programa em execução. Sabe aquele programa que travou e nada fecha ele? então, o xkill dá um jeito nisso.


O problema do xkill convencional é que você tem que abrir o terminal e digitar o comando para que abra a ferramenta e as vezes o programa consegue travar o PC todo e fica quase impossível abrir até mesmo o terminal para fazer isso.

Então tive a ideia de criar um atalho gráfico para isso, para aquelas horas de aperto só clicar em um ícone e abrir a ferramenta. Eu tive a ajuda do nosso amigo Manoel do  blog diolinux, confira abaixo como criar esta ferramenta.



Para criar o atalho é bem simples, vamos criar um arquivo de atalho qualquer e inserir o comando, abra seu bloco de notas preferido e cole o código abaixo:
[Desktop Entry] Name=X-Kill Exec=xkill Icon=gtk-no Type=Application
Depois salve o arquivo com a extensão ".desktop", essa é a extensão de atalhos em sistemas linux. Logo após salvar o arquivo deixe o atalho onde quiser ou fixe ele no seu lançador favorito, como estou usando o KDE ultimamente em meu ubuntu eu fixei ele no painel mesmo.

Outra forma é atribuindo um atalho de teclado para este comando, assim isso se torna ainda mais útil, para fazer isso siga os passos abaixo:

Em "Configurações do sistema", clique na seção "Teclado". Em seguida, escolha a guia "Atalhos de teclado" e clique no botão com o símbolo de adição (+). Preencha os campos "Nome" e "Comando" com xkill. Quando o comando aparecer na lista de atalhos, clique sobre a palavra "Desabilitado" e pressione as teclas de atalho de sua preferência, como por exemplo Ctrl+Alt+X.


Reinicie o ambiente gráfico e, ao se logar novamente, basta pressionar essa combinação de teclas para que o cursor do mouse se transforme em um pequeno xis. Clique com ele na janela da aplicação problemática e o programa será encerrado.
Previous Post
Next Post

Um comentário:

  1. Na distro do metamorphose esse atalho já era padrão, e agora que voltei pro ubuntu eu já estava cansado de abrir o terminal, para fazer isso.

    VLW!!!

    http://desenvolvedorweb.net

    ResponderExcluir