quarta-feira, 11 de janeiro de 2017

Como instalar o KDE Connect no ubuntu 16.04 LTS

Se você não conhece, o KDE Connect é uma excelente ferramenta da interface KDE para mostrar notificações de seus dispositivos android direto no desktop. Além de notificações ele também possui um controle multimídia e controles do mouse para você controlar seu PC diretamente do smartphone.


Se você não usa o KDE como desktop padrão você pode desfrutar deste recurso no desktop Unity mesmo, você só precisa do Indicator-kdeconnect, como o nome já lhe disse, um applet indicador para o KDE Connect. Ele torna o nifty device bridging tool disponível e integrado com  desktops Linux baseados em GTK.

o KDE Connect é uma ferramenta fantástica, que alguns usuários do KDE frequentemente citam como uma razão para mudar para o desktop Plasma. Ele tem de ser usado em conjunto com um aplicativo Android de código aberto (também chamado KDE Connect), com ele você terá os seguintes recursos:

  • Consulte as notificações do Android no seu desktop Ubuntu 
  • Consulte o nível atual de carga da bateria 
  • Envie e receba arquivos do telefone para desktop 
  • Use o telefone como um touchpad e teclado do mouse 
  • Toque o dispositivo para localizá-lo
  • Controle o seu media player usando seu telefone 
  • Sincronize a área de transferência entre o telefone e o desktop 
  • Ver informações do dispositivo (por exemplo, bateria)
  • Executar comandos e iniciar aplicações
O Indicador  KDE Connect fornece acesso rápido a dispositivos emparelhados. A partir deste menu, você pode ver o nome do dispositivo, status e duração da bateria.
 Ele também possui um pequeno programa chamado kdeconnect-send. Com isso você pode enviar arquivos rapidamente para um dispositivo emparelhado através dos menus de contexto do Nautilus, Caja ou Nemo. 

Você precisará ter o python-nautilus, python-caja ou python-nemo instalado para usar este recurso. Enviar arquivos do seu telefone Android para o desktop Ubuntu com isso é super simples. basta simplesmente tocar no botão 'enviar arquivos' no aplicativo do seu telefone, selecionar um arquivo e esperar o item ser transferido. A transferência acontece silenciosamente, em segundo plano. Você pode não estar ciente de que uma foto, arquivo ou arquivo foi concluído com êxito até que você abra a pasta ~/Downloads e encontre o que você está procurando.

Como instalar o KDE Connect no ubuntu 16.04

A primeira coisa a fazer é instalar o KDE Connect em seu sistema.

Uma versão mais antiga está disponível nos arquivos do Ubuntu, mas precisamos de uma versão mais recente. Para obtê-lo, adicione o seguinte PPA às fontes de software:
sudo add-apt-repository ppa:varlesh-l/indicator-kdeconnect
E, em seguida, instale o KDE Connect:
sudo apt update && sudo apt install kdeconnect
Em seguida, você precisará baixar e instalar a versão estável mais recente do indicador-kdeconnect, a principal maneira de usar o aplicativo no desktop Ubuntu Unity (ou Cinnamon, Budgie e etc.).

Você pode baixar o indicador-kdeconnect v0.4 clicando no link Github abaixo:
Instale usando seu método preferido.

Finalmente, se não tiver o aplicativo KDE Connect Android instalado em seu dispositivo, agora é a hora de instalá-lo. É um aplicativo gratuito de código aberto e está disponível na Google Play Store (link abaixo) e também está disponível para download no F-Droid.
- Agora você está pronto para emparelhar seu dispositivo

Configurando o KDE Connect no Ubuntu:

Antes de tentar emparelhar um dispositivo Android com o Ubuntu, certifique-se de que tanto o seu desktop Ubuntu como o seu dispositivo móvel estão usando a mesma rede Wi-Fi (assim funciona o KDE Connect).

Em seguida, vamos emparelhar um dispositivo:
  • inicie o kde connect na Dash do ubuntu
  • No menu de indicadores, seleccione 'Emparelhar, pair ou algo do tipo'
  • No seu telefone, aceite o pedido de emparelhamento

É isso aí; Você está pronto!

O aplicativo KDE Connect em seu dispositivo emparelhado listará todos os recursos suportados. A sincronização de notificações não faz parte disso; Siga o prompt na tela para ativar a sincronização de notificações.

Para configurar ou configurar outros plugins, como o recurso de navegação de arquivos, o touchpad e "localizar meu telefone", inicie o aplicativo principal do KDE Connect na área de trabalho, selecione o dispositivo emparelhado e configure por lá.



Navegando pelos arquivos do telefone no Nautilus

Você pode navegar pelos arquivos do seu dispositivo Android no Nautilus no seu ambiente de trabalho, sem fios, através do KDE Connect. Você pode clicar duas vezes em um arquivo para abri-lo em um aplicativo Linux nativo.

Usá-lo é muito simples.

Certifique-se de que configurou e emparelhou seu telefone com base nas etapas acima. Supondo que você não tenha desativado o plugin 'Filesystem Expose' nas configurações do KDE Connect:

  1. Abra o menu de indicadores do KDE Connect
  2. Selecione 'procurar dispositivo'

Isso abrirá uma nova janela do Nautilus. A partir daqui, você pode remotamente pesquisar e classificar os arquivos e pastas em seu dispositivo Android sobre a privacidade (relativa) de uma conexão SFTP.

Lembre-se de que a navegação de arquivos dessa maneira só será tão rápida quanto sua conexão Wi-Fi. Diretórios pesados ​​de imagem podem levar algum tempo para carregar totalmente, o vídeo em HD pode não ser reproduzido sem problemas, e assim por diante.

Você pode (atualmente) apenas emparelhar um dispositivo solicitando da área de trabalho para o telefone, e não o contrário.

Talvez você não consiga navegar no sistema de arquivos do telefone se a tela estiver bloqueada.


Esta matéria é uma tradução do post original do site OMG ubuntu, todos os direitos reservados.
Previous Post
Next Post

0 comentários: