li esta matéria blog da AS e Achei que vocês iriam gostar, mas sem papo e vamos para os fatos:
1: Só existem 3 Distribuições Linux
Sim, mas certamente essas distribuições que você pensou são derivadas das 3 que citei . Se você acessar a pagina http://distrowatch.com/ você irá comprovar isso , basta clicar no nome da distribuição desejada e vera no item BASEADO EM , a informação que acabei de afirmar .
2: Existem distribuições independentes e minimalistas
Distribuições independentes são distribuições usadas para um determinado proposito e geralmente são minimalista ( só possui aplicações para cumprir um determinado fim) como é o caso do Alpine Linux, BrazilFw e etc.
3: O Linux não é um sistema operacional o Linux é apenas um kernel ( núcleo)
Um kernel sozinho não faz nada , ele precisa de um conjunto de softwares para funcionar ,aí então temos um sistema operacional , por isso que você ver escrito algumas vezes a palavra GNU/Linux , pois é a soma do Kernel Linux criado por Linus Torvalds com o sistema operacional GNU criado por Richard Stallman .
4: O Linux Não foi criado do zero
Ele é baseado no MInix um sistema operacional baseado no Unix
5: O Linux é distribuído com licença GPL que foi criada pela Free Software Foundation e se baseia em 4 liberdades :
1. liberdade de executar o programa, para qualquer propósito (liberdade zero);
2. liberdade de estudar como o programa funciona e adaptá-lo às suas necessidades (liberdade 1), sendo o acesso ao código-fonte um pré-requisito para esta aspecto;
3. liberdade de distribuir cópias de forma que você possa ajudar ao seu próximo (liberdade 2);
4. liberdade de melhorar o programa e liberar os seus aperfeiçoamentos, de modo que toda a comunidade se beneficie (liberdade três).
Novamente, aqui o acesso ao código-fonte é um pré-requisito. Essa licença já está na versão 3 e pode ser consultada em www.gnu.org/licenses/gpl.html.
6: O Linux não é de Graça
É sim de código aberto, mas pode sim ganhar dinheiro distribuído Linux , desde que não se viole as 4 liberdades citadas acima. Como é o caso da empresa RedHat que ganha dinheiro com o Linux , mas não viola as liberdades da licença GPL liberando o código fonte para que outra comunidade distribua livremente com o nome de Centos .
7: O Linux não precisa ser instalado
Sim, o linux não precisa ser instalado para que você teste o sistema, você apenas precisa de um distribuição que rode direto do CD , distribuições chamadas de LiveCD .Basta que você dê um boot no CD e pronto você pode usar o sistema completo sem formatar seu computador.
8: Você já usa Linux em seu dia dia.
Você pensa que não mas você já usa Linux em seu dia a dia e talvez nunca se deu conta disso. Se você tem um telefone modernos (os chamados smartphone) você deve usar o sistema Android em seu celular e o Android nada mais é que um sistema Linux portado para celular.
9: O Linux não é para usuários avançados
Já foi o tempo que usar Linux era algo de nerd e ou de geek , ou de seres que eram dotados de um Q.I acima da média.
Hoje já tempos distribuições Linux para todos os gostos e nível de conhecimento, e aqui vai uma dica: Se você que usar o Linux em seu computador pessoal opte por usar a distribuição Mint e se você está iniciando seus estudos em servidores Linux opte pelo Debian. No caso do Mint você terá um sistema amigável para usar em seu computador pessoal, totalmente pronto , pronto até para usar o seu minimodem, wireless e etc sem precisar de fazer configurações complicadas e no caso do Debian para servidores, você irá ter um sistema estável e amigável mesmo usando apenas linha de comando .
Conclusão
Esses fatos são interessantes intendermos para que possamos compreender ainda mais a filosofia por trás do Linux e assim não ser apenas mais um que usa o sistema sem saber o que está por traz dessa maravilha que revolucionou o mercado de tecnologia. Quais desses fatos que você não sabia e que te intrigou mais ? E qual outro fato que você sabe sobre o Linux que queira dividir comigo? Deixe a sua contribuição nos comentários .
Fonte: blog da AS
0 comentários: