Em comemoração os quatro séculos desde as primeiras observações telescópicas do céu feitas por Galileu Galilei, 2009 foi designado como o Ano Internacional da Astronomia.
Por isso, os desenvolvedores do programa Stellarium resolveram dar um presente para os usuários lançando uma nova versão para este fantástico aplicativo, com diversos recursos aprimorados e algumas novidades.
O Stellarium é um aplicativo gratuito que simula a abóbada celeste em tempo real. Ou seja, com ele você pode observar estrelas, constelações, planetas, aglomerados, nebulosas e muito mais, tudo através da tela do computador, em 3D, e como se você estivesse no chão, ao ar livre, olhando para o céu. A simulação é rica em detalhes e, além de exibir diversas informações acerca de todos os corpos celestes, o Stellarium permite regredir ou avançar no tempo através de um sistema de datas e horários muito eficiente.
Stellarium é um software livre de astronomia para visualização do céu, nos moldes de um planetário. Com excelente qualidade técnica e gráfica, o programa é capaz de simular o céu diurno, noturno e os crepúsculos de forma muito realista.
É capaz ainda de simular planetas, luas, estrelas, eclipses e tudo em tempo real, fornecendo informações detalhadas de milhares de corpos celestes. Stellarium é desenvolvido pelo programador francês Fabien Chéreau, que criou o projecto no verão de 2001.
Outros como Robert Spearman, Johannes Gajdosik e Johan Meuris são responsáveis pelos aspectos gráficos do programa.
Menu Principal
A primeira diferença notável nesta nova versão do programa diz respeito ao menu principal. Além de não ser mais fixo no canto esquerdo, ele agora é dividido em duas partes. A seção com configurações como localização, data e horário pode ser encontrada do lado direito da tela. A segunda divisória, com as preferências de exibição, é encontrada na parte inferior da tela do programa. Ao afastar o mouse dos menus, automaticamente eles serão ocultados. Para exibi-los novamente, basta arrastar o mouse até os cantos da tela. Além disso, o visual do menu está mais moderno, com ícones maiores e mais bonitos. Um show a parte!
Localização do Observador
Para que o programa simule o céu exatamente como você vê, é preciso dar a localização exata da cidade em que você se encontra. As opções de busca por localidades do programa foram aperfeiçoadas e agora exibem uma lista bem maior de cidades e países.
Paisagens Diversas
A nova versão do Stellarium permite ainda que você escolha entre diversas paisagens para simular o ambiente de observação. A novidade fica por conta das novas opções de ambiente: Marte, Lua e oceanos!
Claro que se trata apenas de uma simulação, logo não espere ver o céu como se você estivesse em outro planeta ou em nosso satélite natural, pois a imagem exibida mostra o céu como visto da Terra!
Características
- Mais de 650,000 estrelas do catálogo no catálogo padrão com informações adicionais.
- Indo na aba das configurações, ou apertando F2, e indo até PLUGINS, irá aparecer uma opção de Telescópio, com isso você poderá escolher o modelo do telescópio que quer utilizar, e selecionar um corpo-celeste para visualiza-lo.
- Catálogo extra com mais de 210 milhões de estrelas;
- Via Láctea realista; Zoom poderoso;
- A nova versão conta ainda com 3 novas paisagens para simular o ambiente, são elas: Marte, Lua ou Oceano;
- Projeção Fish-eye de 180º para cúpula de Planetário; Interface Multilinguagem, com suporte para mais de 20 idiomas (Português incluso);
- Cria imagens renderizadas do céu com qualidade fotográfica, em três dimensões. Também são mostradas paisagens de solo e efeitos atmosféricos.;
- Grades equatorial e azimutal;
- Alimentado com as coordenadas geográficas de uma localidade (latitude e longitude), o programa mostra o céu em uma data e hora especificadas (dia ou noite), em um ângulo de visão qualquer e com diferentes graus de aproximação (zoom);
- São mostradas todas as estrelas, constelações, planetas, nebulosas, sol e lua, em suas precisas e reais posições;
- É possível observar eclipses do sol e da lua fornecendo a data e hora do fenômeno, juntamente com as coordenadas geográficas de uma localidade onde o eclipse pôde (ou poderá) ser observado; U
- tiliza a tecnologia de renderização de imagens OpenGL, proporcionando um ambiente muito mais realista; É multi-plataforma, possuindo versões disponíveis para Windows, GNU/Linux, Mac OS, e *BSDs.
Download
sudo add-apt-repository ppa:stellarium/stellarium-releases -y && sudo apt-get update -y &&
sudo apt-get install stellarium -y
por hoje é só pessoal, Fui!
Fontes: Baixaki
Wikipédia
0 comentários: