sexta-feira, 27 de maio de 2016

ubuntu MATE 16.10 Promete ter "GTK 3 Puro" e foco no Pacote Snap

O Ubuntu MATE é uma derivação do ubuntu que traz como o nome diz o MATE com interface desktop, que é uma tentativa de reviver o legado do falecido GNOME 2 Construído sobre GNOME 3.


O Ubuntu 16.10 MATE visa a dar o salto final para se tornar um sistema usando agora 100% do GTK3  . Outro passo importante é a adoção do Snap , O novo pacote da Canonical para o ubuntu e suas derivações com o qual visa a fornecer aplicações completas com todas as suas bibliotecas incluídas. O Ubuntu MATE pretende converter vários pacotes padrões do sistema, para o novo padrão de pacotes, a fim de tornar o sistema ainda mais estável e respeitando as novas regras de mudanças do núcleo do ubuntu.

O Pacote Snap deve substituir gradativamente os pacotes .DEB a cada versão lançada, mas ainda dando suporte ao tipo de pacote antigo mais usado. O ubuntu MATE 16.10 virá a interface MATE 1.14 e GTK 3.18.

O projeto incorporou as seguintes melhorias:




  • A transição de MATE 1.14 para os pacotes do  GTK3 foram enviados para o git do Debian há um mês.
  • Foi criada uma PPA para o MATE 1.14 GTK3 construído sobre Ubuntu 16.10 MATE.
  • Os desenvolvedores do Debian estão ajudando a revisar o Mate 1.14 e adicioná-lo ao Debian instável.
  • Patches para o suporte do GTK 3.20 e 3.21 já estão em desenvolvimento.
  • MATE 1.14 com GTK 3 Já pronto e funcionando. (em testes).
  • Em maio deste ano, o ubuntu MATE doou 1997 euros para 7 desenvolvedores open-source para acelerar a migração para GTK3


  • Com o salto para o GTK 1.14, a interface terá suporte para telas de maior resolução graças a adição de ícones maiores, que são destinados a pessoas com problema de visão.

    Os desenvolvedores estão encontrando certos componentes problemáticos por não serem compatíveis com GTK3, ou por terem sido mal portados, mas aparentemente o Menu MATE parece estar funcionando bem, e a adição de um MATE indicator está sob análise para ser incluído ao sistema.

    Várias aplicações do ubuntu MATE foram portados para o WebKit2 4.0 Trazendo assim uma maior fluidez nas transições e animações, e também receberam umas leves alterações na aparência para tornar os programas mais atraentes.


    Foi incrementado também um novo motor de buscas no Boutique Software Center para facilitar a instalação de determinados programas de terceiros.


    O ubuntu MATE 16.10 promete grandes avanços e a cada dia se torna ainda mais umas das derivações mais utilizadas.



    Fonte: MuyLinux
    Previous Post
    Next Post

    0 comentários: