quinta-feira, 14 de julho de 2016

Endless OS: Minhas primeiras experiências

Estou simplesmente gostando muito da simplicidade deste sistema, já começo gostando da tela de boot e login do sistema, logo abaixo irei dizer pontos positivos e negativos do sistema, mas antes irei falar um pouco mais sobre minha experiência.

Bom, já começo gostando bastante das animações únicas do sistema, logo que você faz login cada coisa tem uma animação diferente que traz um ar de modernidade ao sistema. O sistema claro, traz consigo os mesmo programas de outras distros, porém não é como outros sistemas baseados em linux que só pegam o aplicativo e jogam dentro do sistema o tornando visualmente igual a outros. Assim como o sistema é todo trabalhado, os aplicativos na maioria também são adaptados ao visual do sistema. Dá pra perceber todo capricho e a autenticidade ao sistema logo no navegador chromium, que irei falar sobre ele mais pra baixo, e no menu de instalação de aplicativos.



Eu poderia aqui ficar falando na instabilidade do sistema, porém não posso falar sobre este tópico pois estou utilizando o sistema a partir de um pendrive, talvez se estivesse instalado em um HD ele estaria mais estável. Quanto mais eu uso mais estável ele fica pois está se estabilizando com meu hardware, o chromium tem problemas de funcionar em segundo plano mas isso é por causa da falta de espaço no pendrive.

Nâo levem a sério o que falo a respeito de instabilidade! o sistema tem engasgos comigo, mas ele é bem estável e roda extremamente liso, roda as mil maravilhas no meu desktop, deve ser perfeito no Endless Mini. Outra coisa que gostei bastante é que aparentemente ele usa o upstart e não o SystemD, isso para mim pelo menos é muito bom pois meu notebook não suporta sistema que usam o SystemD, ele simplesmente fica suspenso.
Outro ponto é no meu desktop que tem problemas com driver de vídeo da Nvidia e com o Nouveau, o sistema utiliza o Gallium 0.4 que funciona muito bem nos meus dois computadores. Lógico que tem todo tipo de driver para todo tipo de GPU mas é raro achar uma distro rodando o Gallium.

Chromium e seus probleminhas....

Este sistema acho que é o único que traz como navegador padrão o Chromium, assim como todo o sistema ele é personalizado e no lugar da página inicial ele traz a Central de Conteúdo feita pela propia Endless. E ai é que mora os problemas, por ser um sistema bastante personalizado ele não conta com o suporte aos aplicativos do Chromium direto no menu de aplicativos do sistema, mas aí você deve estar falando: "É só ir no chromium mesmo e abrir o app." eu eu digo: Não! a central de conteúdo não suporta também os aplicativos do chromium! sabe o que eu fiz? tive que digitar Chrome://apps no navegador para abrir a página de aplicativos e por fim abrir meu querido telegram.

Já reportei este problema para os desenvolvedores e espero que isso seja resolvido logo logo. Continuarei testando e trago mais opiniões a respeito do meu uso.


Previous Post
Next Post

0 comentários: