sexta-feira, 26 de setembro de 2014

Montando dispositivos Android 4.0+ no seu Ubuntu [MTP via USB]





Um dos grandes problemas atuais para os usuários Ubuntu que possuem dispositvos Android superiores ao ICS 4.0, é não conseguir montar seu gadgets via USB.

Algumas soluções foram desenvolvidas desde que esse problema surgiu no Android 4.0.4, como por exemplo o Go-MTPFS ou o próprio pacote MTPFS configurado de forma manual, porém as mesmas não funcionam no Ubuntu 14.04 ou não são muito “user friendly” para os novos usuários Linux (no caso o segundo link).

A solução (se é que podemos chamar assim) que vamos comentar neste post, apesar de bem fácil e prática, não é a melhor que existe. E em alguns casos, dependendo da fabricante/operadora de telefonia do seu aparelho, as dicas abaixo podem não funcionar.

1 passo

Abra seu terminal no Ubuntu e instale os pacotes abaixo:

sudo apt-get update

sudo apt-get install mtpfs mtp-tools

2 passo

Conecte o seu Android ao Ubuntu (provavelmente ele dará uma mensagem de erro. Fique tranquilo… pode fechar a janela do erro e seguir este tutorial)

3 passo

Com o seu Android em mãos, vá em “Configurações” > “Armazenamento” > Clique no menu superior direito (⋮) > “Conexão USB do Computador”

Nesta tela você verá duas opções: Dispositivo de mídia (MTP) e Câmera (PTP). Deixe marcado a opção “Câmera (PTP)”.

Automaticamente seu Ubuntu irá reconhecer seu Android como uma câmera, porém irá exibir todo o conteúdo do seu dispositivo com permissão de leitura e escrita.

OBS: Caso seu android não exiba a opção PTP, vá em “Configurações” > “Opções do Programador” > Habilite as opções do Programador movendo o botão NÃO para SIM > Clique em “Depuração USB”.

Por que eu instalei o pacote mtpfs se eu vou reconhecer meu Android como PTP?

Eu disse no início do post que esta não era a malhor solução, apesar de ser a mais amigável para os novos usuários do Ubuntu. Já que você insalou o suporte aos sistemas de arquivos FUSE (MTP), você poderá seguir este tutorial para montar seu dispositivo de forma correta (porém manual).

Créditos:: Blog seja livre
Previous Post
Next Post

0 comentários: