sábado, 2 de julho de 2016

A História do Elementary OS

A dias atrás vi o vídeo do Dionatan Simioni do blog Diolinux sobre a nova versão do elementary OS, uma distro que usei a tempos atrás. Na minha opinião, ela é uma distro muito interessante, muito bonita e simples de usar, melhorando sempre a cada dia mais, confira abaixo um pouco a mais sobre o sistema.

Como todos sabem, o Elementary é uma distro baseada no Ubuntu, baseada apenas nas versões LTS do sistema. O sistema possui seu próprio shell chamado Pantheon que depende de outras aplicações do sistema como o Plank (dock do sistema). Esta distro usa o Gala como gerenciador de janelas que por sua vez é baseado no Mutter.


A distro começou antes como uma série de temas e programas para o Ubuntu, um pouco parecido com o Linux Mint que era uma remasterização do Ubuntu e depois se tornou um sistema próprio.
Por ser baseada no Ubuntu, a distro é compatível com seus repositórios e pacotes, também usa sua própria central de aplicativos, sua interface busca ser intuitiva sem usar muitos recursos.

O Elementary tem como sua meta resolver todas as deficiências das outras distros como por exemplo:

  • Melhor estética visual.
  • Reduzir a dependência de software escrevendo seus próprios programas.
  • Diminuir a necessidade de terminal

Até o momento o sistema possui 4 versões lançadas:

01- Júpiter

Foi a primeira versão estável do Elementary, a versão 0.1 que recebeu Júpiter como codinome. esta versão foi lançada em 31 de março de 2011, foi baseada no Ubuntu 10.10, desde outubro de 2012 não é mais suportada e não está mais disponível pra download.

02- Luna

Foi a versão que usei, teve sua primeira versão beta em novembro de 2012 e usava o Ubuntu 12.04 LTS como base. O segundo beta foi lançado em maio de 2013 e vinha com diversas melhorias como suporte a múltiplas línguas, multi-monitores e etc. A versão estável foi lançada em 10 de agosto de 2013.

03- Freya

Seu nome seria Ísis inicialmente proposto por Daniel Foré, o líder do projeto ainda em 2013. Mas logo depois o nome foi mudado pra Freya para evitar a associação com o grupo terrorista ISIS. Esta versão é baseada no Ubuntu 14.04 LTS, que foi lançado em abril de 2014. Seu primeiro beta foi lançada em 11 de agosto do mesmo ano, o segundo beta em fevereiro de 2015. Sua versão final foi lançada em 11 de abril de 2015, praticamente um ano após o lançamento do Ubuntu 14.04.

04- Loki

Atualmente tem como codinome de Loki, embora este nome esteja sujeito a mudanças. Até a data deste post, já foi lançado uma versão beta que você pode conferir clicando aqui.

O processo de desenvolvimento do sistema é lento e demorado, isso porque existe apenas 2 pessoas por trás do projeto e sua filosofia de lançar o sistema apenas depois que eles acharem que esteja pronto. Se você nunca testou o sistema, vale a pena experimentar. 


Fonte: Wikipédia


Previous Post
Next Post

0 comentários: