sexta-feira, 1 de julho de 2016

Agora sim é hora de usar o Chrome OS!

A poucas semanas atrás a Google lançou oficialmente o suporte para aplicativos Android no Chrome OS, agora caso você tenha um Chromebook você pode usar todos os apps disponíveis na Play Store diretamente do seu dispositivo, se ele for das versões mais recentes claro.

Antes o Chrome OS era muito criticado por não ter Aplicações e a maioria funcionar de forma online, agora com este suporte o sistema se torna totalmente "usável" tanto para entusiastas quanto para usuário comum, com muito mais ferramentas e um novo gerenciador de arquivos que permite que você possa gerenciar os arquivos melhor da máquina, o que antes não era possível.



Aí você deve estar se perguntando, O que adianta tudo isso sendo que eu preciso de um chromebook?
Eu te dou duas respostas:

1- Sim, em teoria você precisa de um Chromebook, porém estes dispositivos são bem mais baratos que um notebook comum, até mesmo no brasil. Por ser um sistema simples, o PC não precisa nem de coolers já que o sistema é baseado na arquitetura ARM, a mesma do Android, com isso sua bateria também dura horas, horas e horas.

2- Você não precisa de um Chromebook pra usar o sistema! isso mesmo! existe forks do sistema que são baseados no Chromium, a base do Chrome OS. A principal empresa que lança estes forks é a Neverware  que possui o Cloudready que é o nome dado ao fork deles, este sistema tem um vídeo no nosso canal, que você pode conferir logo abaixo. E sim, o sistema é idêntico ao Chrome OS original, só muda o logo do boot mesmo.
O sistema possui duas versões, pra usuário que é grátis, e uma versão empresarial. No próprio site tem tudo disponível ensinando como instalar o sistema, antes que você me pergunte, SIM! tem como fazer dualboot com Windows e etc, o sistema pergunta logo na instalação.



Depois de instalado, caso seu sistema não apresente o suporte ao android, aguarde as atualizações automáticas ocorrerem ou procure fazer manualmente, não vou entrar em detalhes aqui.

Em que sistema o Chrome OS é baseado?

Eu gosto de chamar o Chrome OS de a "distro que deu certo" pois tem uma empresa forte por trás, muito marketing indireto e não segue a estrutura básica das distros comuns, que afastam usuários comuns, Na minha opinião ele é o sistema mais simples que existe. Mas enfim em que ele é baseado? Bem no começo o sistema era baseado no ubuntu, inclusive tinha meios de transformar o ubuntu em um Chrome OS. Agora ele é baseado no Gentoo, provavelmente por ser um sistema muito rápido e estável.

Vale a Pena usar o sistema?

SIM! se você tem um PC modesto, o sistema vai voar, melhor ainda pra notebooks.
Se você se irrita com um sistema descarregando o dispositivo rapidamente, com certeza este sistema vai fazer milagres, ele é um sistema indicado pra qualquer pessoa, ainda mais agora. O sistema é bonito, leve e muito prático. Para uma experiência mais completa recomendo você comprar um ChromeBook.
Vale ressaltar que apenas os modelos mais recentes terão suporte a apps Android ok?

Vale a pena comprar um ChromeBook?

Esta pergunta depende muito para o que será usado, pra usuários comuns com certeza vale, até mesmo aqui no brasil, vale também para entusiastas.

Posso instalar outro sistema no ChromeBook?

SIM! você pode instalar outro sistema, tanto Windows ou outra distro Linux, porém você fica limitado a pouco armazenamento pois geralmente este sistema possui pouca memória como 16, 32 Gb e etc. isso pode mudar com a chegada dos apps Android, pois os apps precisam de mais espaço.

Os ChromeBooks e o ChromeOS estão sendo um sucesso internacionalmente, já superaram as vendas de MacBooks nos EUA, demonstrando o quanto o sistema está se expandindo rápido, isso é bom pois existe uma grande empresa responsável por trás, a Google, que garante que você terá suporte ao sistema por bons longos anos e sem medo de perder novidades e o sistema cair no esquecimento.

Esta matéria sempre passará por diversas atualizações, então não se esqueça de passar por aqui sempre que tiver alguma dúvida.

MT v. 1.0.1


Previous Post
Next Post

0 comentários: